DICIONÁRIO

Usamos muitos termos em inglês e na maioria das vezes eu não sei como esses termos são usados no português, por isso resolvi criar esse espaço onde possamos consultar o que significar essas palavras que aparecem em todos os lugar em língua estrangeira. E se você está sentindo faltam de alguma nessa lista, só contar para gente que iremos colocar-lá na lista, ok?!

*organizados em ordem alfabética*

CLIFFHANGER: pode criar a expectativa da resolução de um problema; usado para manter a atenção dos telespectadores ao fim de um episodio (no casos dos seriados e das novelas) ou ao final de um livro que terá uma sequência.

CROSSOVER: é uma técnica literária de misturar personagens de núcleos diversos interagindo entre eles; é comum que sejam realizados entre produtos de uma mesma empresa, pessoa ou equipe de produção. Exemplos: Arrow e The Flash são ambas séries da emissora CW, por isso os produtores tem a liberdade de unir as séries quando necessário. 

CRUSH: paixão súbita; seria semelhante ao termo “quedinha” ou “paixonite”.

NA (New Adulto): em português, Novo Adulto; tem vários dos mesmos componentes do Young Adult, mas com algumas situações da vida adulta, ou seja, alguns momentos ou situações que são mais difíceis para os jovens adultos se relacionar, como o trabalho, a faculdade, ou um filho.

NOVELLA: maior que uma história curta e menor que um livro; gira em torno de 150 páginas; em português pode ser considerado um cont


PLOT: enredo, trama; é o arco central do livro/série.

PLOT TWIST: reviravolta; mudança radical na narrativa.

PREQUEL: refere-se a uma obra narrativa que contém elementos ambientados no mesmo universo ficcional antes da obra em questão.

REBOOT: é designa uma nova versão de uma obra de ficção.

REVIVAL: é uma tentativa de reviver uma série extinta, produzindo novos episódios.


SAGA: em geral, são histórias épicas; possui em objetivo central que é trabalhado ao longo dos livros buscando algo durante toda a trama.

SÉRIE: quando ocorrem diversos acontecimentos que no fim há um desfecho significativo; quando varias história acontecem dentro do mesmo universos.

SPIN-OFF: nos meios de comunicação, um spin-off é um programa de rádio, programa de televisão, vídeo game ou qualquer obra narrativa derivada de uma ou mais obras já existentes.

SITCOM: ou Comédia de situação, sitcom é a abreviatura da expressão inglesa situation comedy, é um estrangeirismo usado para designar uma série de televisão com personagens comuns onde existem uma ou mais histórias de humor encenadas em ambientes comuns como família, grupo de amigos, local de trabalho.


SPOILERS: revelação do plot twist do filme/série.

STREAMING: uma forma de distribuição de dados, geralmente de multimídia em uma rede através de pacotes. Exemplo: Netflix; Spotify. 

YA (Young Adult): em português, Jovem Adulto; concentra-se basicamente em histórias onde os personagens principais são adolescentes, entrando ou vivenciando o Ensino Médio (High School).


FONTES: 
Papo Cult
Significados
Wikipédia