Save the Date, de Morgan Matson

09:00

Eu não consigo identificar qual foi o ponto mais alto dessa leitura porque tudo foi bom: a escrita, a narrativa, a construção e o desenvolvimento dos personagens e os relacionamentos - amorosos e familiares



Narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista da Charlie Grant, a história se passa em três dias e o foco é tanto no casamento da irmã mais velha da família quanto nas mudança que estão acontecendo na vida de todos os Grant. E confesso que em um primeiro momento esse formato não me atraiu muito, porém, conforme a leitura foi seguindo - com capítulos longos - tudo foi se encaixando tão perfeitamente que quando chegou ao fim, eu fiquei querendo mais.

O elemento mais importante de Save the Date é a família. A mãe da Charlie é uma cartunista famosa e ela usa a família como espelho para criar suas histórias, o que faz com que isso gere conflitos internos. Mesmo com esses problemas que a publicação causa, nada foi dramatizado demais, ou seja, tudo estava no ponto perfeito. Eu, pelo menos, conseguir entender as motivação de cada um dos personagens para ser a favor ou não da forma como a mãe criava seu trabalho. E o melhor de tudo foi por vê os cartoons inseridos dentro da histórias <3


Oh, Charlie. Que personagem bem construída! A caçula da família Grant e a grande protagonista da história tem um amadurecimento que foi fundamental para o desfecho do livro. Ela é apegada, detesta mudanças e acredita que tudo é cor de rosa e todo mundo (sua família) é feliz e por isso ela não quer entender algumas decisões/atitudes que alguns dos membros tomam ao longo da narrativa. Ela também é o extremo oposto de tudo que sou, mas a Morgan a elaborou tão perfeitamente a personagem que eu criei uma empatia por ela logo nas primeiras páginas.. Mas com o decorrer das páginas ela vai descobrindo coisas que mudam sua visão o mundo e a fazem crescer como pessoa, como filha, como irmã e como amiga e acompanhar isso foi maravilhoso.

Sobre os outros personagens: cada membro da família tem seu papel na história e ninguém é ignorado conforme as coisas vão se desenrolando. Isso foi algo que me agradou muito porque, como esse livro tem um número de personagens secundários bem extenso, quando alguém só aparece para fazer apoio em alguma cena, tudo acaba ficando meio perdido, mas a Matson conseguiu trabalhar muito bem tanto com a família protagonista quanto com as outras pessoas que foram aparecendo. Até porque acontece um casamento, ou seja, tem muitos convidados.

Esse Young Adult é basicamente uma comédia romântica sem muito a parte do romance, mas com o suficiente para dar aquela aquecida no coração. As confusões e os problemas com o casamento que foram aparecendo, me fizeram gargalhar até chorar em rir, o que foi incrível.

A grande reviravolta de Save the Date me pegou desprevenida. Acho que no fundo eu já esperava por aquilo, mas a forma como aconteceu foi inesperada e encaixou perfeitamente com a forma como a Matson estava levando a história.

Editora: Simon & Schuster Books for Young Readers
Autor: Morgan Matson
Páginas: 432
Estrelas: ⭐⭐⭐

Quem já leu algo da Morgan Matson? Qual livros dela vocês indicam para ser minha próxima leitura? E gostaram da resenha?

Beijos,

You Might Also Like

0 comentários