RESENHA: UM DE NÓS ESTÁ MENTINDO

08:53

Sinopse: Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.


**Cortesia da editora para uma resenha com uma opinião honesta**




Quando um livro está sendo muito falado, principalmente muito elogiado, eu fico com um pouco de receio e às vezes acabou nem lendo, por medo de me decepcionar. Porém Um de nós está mentindo não entrou nesse lista por causa do Clube do Livro Saraiva, mediado pela Frini, que abordou esse livro no primeiro encontro de 2018. E eu fiquei muito feliz por isso.

Antes de tudo, quero dizer que o nome do livro deveria ser Todos nós estamos mentindo, porque ninguém, durante, todo o livro, escapou. Eu desconfiei de todos, até de quem não teria motivos por causa das mentiras. São tantas que os personagens contam que fica difícil acreditar quando eles resolvem falar a verdade.



A história é narrada pelo ponto de vista dos quatro protagonistas  Brownyn, Cooper, Addy e Nate  e confesso que achei que seria confuso ler todas essas versões sendo narrada em primeira pessoa ao mesmo tempo, contudo, esse foi o diferencial. A forma como a McManus interligou a história fazendo o revesamento do ponto de vista me fez ter, como leitura, uma visão completa da situação. E o mais incrível desse número um pouco excessivo de pontos de vista é que conseguimos conhecer de verdade cada personagem e o que há além das mentiras.

Outro ponto positivo é o fato de, mesmo com esse tanto de pessoas narrando, nada ficou repetitivo. A estreia da Karen como autora foi lacradora e eu mal posso esperar por seus próximos lançamentos. Além do mais, a escrita da dela é tão envolvente que foi difícil largar o livro até terminar e descobrir, não apenas quem era o assassino, mas sua motivação. 


É fácil matar a charada antes da metade do livro, todavia, é difícil também. Eu tive minhas suspeitas, mas quando tudo foi revelado, fiquei tão chocada quanto os envolvidos. Foi genial o que a autora fez: ela criou uma história extremamente visual, com personagens problemáticos que você passa a ter uma empatia rapidamente, mesmo quando você os julga culpados e com um desfecho que, ao mesmo tempo que  é previsível, também é surpreendente.

Vale comentar que todo mundo foi culpado na história, não apenas o assassino em questão, mas também todos os alunos que continuaram a motivar o Simon a manter o site, os professores que não fizeram nada para impedir as postagens, muito menos a policia que foi relapsa na hora e na forma de investigar o crime. 

Eu confesso que dei 4,5 estrelas porque esperava um final mais drástico e com um epílogo que mostrasse mais a longo prazo as consequências que a morte do Simon trouxe. Porém, ainda assim eu favoritei porque ele mereceu. A autora abordou assuntos polêmicos como o bullying de maneira excepcional nos mostrando como, muitas vezes, estando na cara o que está acontecendo, não fazemos nada. Precisamos de mais histórias como essa.


Editora: Galera Record
Autor: Karen M. McManus
Páginas: 384
Estrelas: 4,5/5 ♥️

Quem já leu esse livro? O que acharam desse suspense YA da McManus? Alias, estão sabendo que a autora vai lançar mais um livro com essa vibe chamado Two Can Keep A Secret? Estou querendo para já!

Beijos, 

You Might Also Like

0 comentários