#quartanoOEE: ANTES QUE EU VÁ

08:00


Com a estreia do filme de aproximando - dia 25 de maio - falar sobre esse livro é inevitável, porém, tudo o que eu quero é falar dessa história incrível escrita pela Lauren Oliver. Já temos uma resenha, que aliás foi a primeira resenha do blog, e um post falando um pouco sobre as minhas expectativas sobre o filme.

O livro, lançado em 2 de março de 2010, conta a história da Samantha Kingston, a Sam, revive o último dia de sua vida sete vezes. "E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Sam desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder".

Resolvi separar 5 motivos que fizeram esse livro se tornar um dos meu favoritos da vida e aquele que eu sempre recomendo para todo mundo porque eu acredito que esse livro deveria entrar na lista de 'must read' de todos. 


1. AS MORTES DA SAM

Ela, além de repetir sete vezes o seu último dia, ela também revive a forma como morre, contudo, a autora conseguiu fazer com que cada vez as coisas acontecesse de forma diferente e com mais impacto, tanto para o leitor, quanto para a protagonista. E o que mais me agradou em todo esse contexto de morte foi a jornada da Sam para entender o que está realmente acontecendo e o que ela precisa fazer para isso parar. 

2. O DESENVOLVIMENTO DOS RELACIONAMENTOS

A questão principal do livro envolve os relacionamentos que a Sam possui; seja com sua família, seus amigos ou até mesmo com as pessoas que ela não é tão próxima e essa é toda a questão do livro. Conforme ela vai morrendo e voltando a vida, ela vai percebendo elementos em seus relacionamento que podem ser melhorados, ou apenas enfatizado. 

3. O CRESCIMENTO DA SAM

É uma das personagens que já li, e que mais se desenvolve no quesito pessoal. Ela amadurece ao longo das páginas, passa a ver as coisas de maneira diferente, ou seja, da forma como ela sempre deveria ter visto, e o passo a passo para Sam entender o que realmente está acontecendo é a grande lição por trás do livro.

4. O FORMATO DO LIVRO

A história é dividida em 7 capítulos justamente por serem 7 vezes que a Sam reprisa seus dias, porém, não é cansativo ou repetitivo porque, além de ter momentos novos em cada dia devido a forma como a protagonista decide seguir com a vida naquele determinado dia. mesmo quando as cenas são reprisadas, os pensamentos da Sam não são.

5. A MOTIVAÇÃO DA HISTÓRIA

Não dá para falar da motivação da história sem entregar o final e contar todos os spoilers possíveis e não queremos isso. Mas vou dizer que foi algo que fez todo o sentido com a maneira que narrativa foi construída e com a mensagem que a autora deseja passar.

O filme  pode mudar tudo (ou quase tudo), mas mudar a motivação da história vai ser o mesmo que fazer outra história complemente diferente. 

Se você ainda não leu, corre para ler antes da estreia do filme. Você não vai se arrepender e ler o livro antes do filme é sempre maravilhoso <3 Se você já leu, conta nos comentários o que acho e como estão as suas expectativas para o filme. 

Beijão, 

You Might Also Like

0 comentários