RESENHA: APENAS UM GAROTO

08:00


Editora: Arqueiro
Autor: Bill Konigsberg
Série: Openly Straight, livro 01
Páginas: 256
Estrelas: 4/5
GOODREADS | SKOOB | AMAZON 


Rafe saiu do armário aos 13 anos e nunca sofreu bullying. Mas está cansado de ser rotulado como o garoto gay, o porta-voz de uma causa.
Por isso ele decide entrar numa escola só para meninos em outro estado e manter sua orientação sexual em segredo: não com o objetivo de voltar para o armário e sim para nascer de novo, como uma folha em branco.
O plano funciona no início, e ele chega até a fazer parte do grupo dos atletas e do time de futebol. Mas as coisas se complicam quando ele percebe que está se apaixonando por um de seus novos amigos héteros.

Rafe vive tanto de baixo de um rótulo, que ele não sabe quem ele é além de ser gay. E é disso que esse livro se trata. Ao se mudar de escola o personagem espera se autoconhecer ao mesmo tempo em que esconde uma parte de si, doideira não? Uma escolha arriscada que trouxe sofrimento para muitas pessoas, mas que fez o protagonista se vê, se conhecer. Uns acharam que valeu a pena, outros nem tanto.


Uma paixão inesperada é o que da uma guinada da história saindo um pouco do “Mundo de Rafe”, como é narrado em primeira pessoa, vemos o mundo como ele vê, nisso não sabemos o que os outros personagens olham, ou pensam de sua atitude, porém a paixão pelo seu melhor amigo trás mais alguém para esse mundo, saindo apenas de seus problemas.

“Apenas um garoto” é um livro sobre reflexões, decisões e consequências. Não tente rotular esse livro, pois ele é justamente contra isso, então ao fazê-lo mostra que você não entendeu bem aonde ele quer chegar.




Eu achei a escrita do autor leve, divertida e realista. Você consegue entender o porque do personagem tomar determinadas decisões, você pode não concordar, mas você consegue seguir a linha do pensamento de Rafe. Por isso não consigo saber se quero bater ou abraça-lo.

Enquanto estava lendo pensei que o livro fosse único e meu coração ficou apertado no peito com o final, mas ao dar uma olhada na internet vi que faz parte de uma série, e o segundo já tem previsão de lançamento, março de 2017, mas isso é la na gringa. Peço que quem for ler “Apenas um garoto” não procure sobre o segundo livro até terminar o primeiro, pois a sinopse do segundo é contém spoilers desse primeiro livro.

Então quem já fez besteira achando que sabia o que estava fazendo levanta mão o/ ? Quem já leu esse livro e se apaixonou pelas imperfeições do personagem comente aqui, quem esta doida pelo segundo também comente, queremos saber o que vocês acharam.

XOXO

You Might Also Like

0 comentários