AFINIDADES: SUICÍDIOS

12:21


Finalmente apresento a vocês a sessão AFINIDADES que basicamente é onde vamos falar sobre livros que tem a mesma temática, assim você vai poder descobrir um livro novo que aborde os mesmos do seu livro favorito. Não é demais isso?

E claro que eu vou iniciar essa sessão falando dos livros que abordam uma das minhas temáticas favoritas: suicídio.

Eu gosto de livros com uma carga emocional grande, até porque de vez enquanto é bom chorar lendo um livro né... E no geral, rola aquela chuva de lágrimas quando há mortes envolvidas. Porém, confesso que não me debulhei no choro com todos os livros abaixo, mas vou explicar um pouco sobre cada no decorrer sobre o post.

Então vamos aos selecionados:

5. A PLAYLIST DE HAYDEN, da Michelle Falkoff

O livro conta a história do Sam que tenta entender os motivos pelos quais o seu melhor amigo, Hayden, se suicidou. Então, uso uma playlist deixada pelo amigo, ele tenta descobrir o que realmente aconteceu naquela noite falta. E todo potencial do livro está no fato de ter música envolvida somando com a carga emocional da morte de uma pessoa próxima. 

A Playlist de Hayden é um livro que não aborda a temática em questão da maneira como eu esperada. O suicídio ficou em segundo plano com o decorrer do desenvolvimento da história para da lugar a culpa que gira em torno do Sam, o protagonista, e isso acabou me incomendando um pouco. Porém, com o assunto é questionado no livro, a autora faz um bom trabalho mostrando os motivos do Hayden e como eles planejou tudo. 

Por fim, apesar de não ser o meu favorito com esse tema, é uma leitura válida para quem gosta de ler sobre esse assunto. Mas eu não acho que o poder emocional que gira em torno desse assunto foi tão bem explorado quanto eu esperava, o que foi uma pena. 


4. MEU CORAÇÃO E OUTROS BURACOS NEGROS, da Jasmine Warga

Esse é outro livro que aborda o suicídio com problemas na hora de explorar a tensão emocional do tema. Contudo, ao contrario do livro citado acima, nesse livro ninguém de suicidou ainda, mas a Aysel está no processo para realizar tal feito. Então ela revolve encontrar um parceiro de suicídio e é assim que ela conhece o Roman em um site sobre tal assunto. 

A ideia geral do livro é basicamente mostrar ao leitor, não apenas o processo até a personagem de fato se matar, mas também apresentar os pós e contras que a Aysel vai encontrando depois que ela marcar com o Roman a data final. O foco do livro são os relacionamentos e foi o que mais me agradou porque não focou apenas em um possível relacionamento amoroso entre Roman e Aysel, mas também nos relacionamento de ambos com suas respectivas famílias. 

3. O ÚLTIMO ADEUS, da Cynthia Hand
Goodreads Skoob | Amazon 


Nesse livro a relação do suicídio com a protagonista acontece por intermédio do irmão. A história é estruturada entre a Lex, a protagonista, narrado sua vida após a morte do irmão com partes de um diário onde a mesma conta sobre coisas que aconteceram antes. Todo o foco do livro é a culpa que a Lex sente por não ter ajudado o irmão e como suas ações naquela noite foram cruciais.

O livro não tem reviravoltas ou partes chocantes. É um livro que mentem o mesmo ritmo do inicio ao fim e isso foi algo que funcionou muito bem para a história que a autora queria contar. A escrita do livro é quase poética e me fez não querer parar de ler. Mas o melhor da história foi o crescimento da Lex e a forma como ela vai descobrindo as coisas e também vai tentando ajudar outras pessoas. 

2. POR LUGARES INCRÍVEIS, de Jennifer Niven
Goodreads Skoob | Amazon


Um livro que já se inicia com a tentativa de suicídio dos dois protagonista já é uma pista do quão emocional a história vai ser. Contudo, o livro não aborda apenas a vontade de ser matar de Finch e Violet, a autora também aborda a depressão e todo o caminho do personagens até eles tomarem tal decisão. 

A trajetória dos personagens e como eles, de alguma forma, vão superando certos acontecimentos, ao menos aparentam estar superando, é extremamente bem escrito e desenvolvido para autora. O desenvolvimento dos personagens, principalmente da Violet, é incrível. 

Esse é um livro que me destruiu emocionalmente e que me deixou chorando oceanos mesmo depois quando eu terminei a leitura. É um livro que destrói qualquer um, mas que ao mesmo tempo tem uma mensagem excecional. É claro, é um livro que eu super recomendo. 

1. OS 13 PORQUÊS, de Jay Asher
Goodreads Skoob



Não tem como falar sobre livros que a temática suicídio e não falar sobre o livro do Jay Asher. Esse foi o primeiro livro que eu li com esse tema e eu consigo lembrar a minha exata reação ao terminar a leitura: choque e lagrimas. 

O 13 porquês tem um jeito peculiar de abordar esse tema já que temos a menina que cometeu o suicídio, a Hannah, narrando os motivos que a levaram a tomar essa decisão por meios de fitas que foram enviadas as pessoas que, ou tiveram culpa, ou quase a fizeram mudar de ideia. 

Esse livro ao mesmo tempo que aborda um tema pesado de uma forma perturbadora, em alguns momentos, tem um toque de leveza que fez o diferencial. Mas isso talvez tem relação com a construção do protagonista, o Clay. É difícil explicar porém posso dizer que ele é o tipo do personagens que aprende com os erros próprios e com os dos outros. 


Suicídio é um dos meus temas favoritos de ler, então eu adoro descobrir novos livros com essa temática. Qual a sua temática literária favorita? 

Beijão, 

You Might Also Like

0 comentários