[RESENHA] Por lugares incríveis, de Jennifer Niven | @liahey

11:00

Editora: Seguinte
Autor: Jennifer Niven
Título Original: All the Bright Places
Paginas: 336
Estrelas: 5/5
GOOREADS SKOOB | SUBMARINO | AMAZON


Por Lugares Incríveis - Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


Sabe aquele livro que você imagina uma coisa julgando pela capa ou pela sinopse, mas que enquanto está lendo descobre que é completamente diferente? Por lugares incríveis é esse tipo de livro.

Eu serei bem breve porque, para mim, esse é aquele tipo de livro que quanto menos você soube sobre o que se trata, melhor é. Esse livro conta a história de Violet e Finch e suas jornadas em buscar por lugares incríveis.
“O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa.”
Enquanto tudo começa por causa de um encontro na torre do colégio onde ambos pensam em se suicidar, por motivos diferentes, e um trabalho de geografia que faz com que esses dois adolescentes criem uma relação inusitada, Niven cria um mundo real e trata de assuntos como bullying, perdas e suicídios de uma forma graciosa e inspiradora.

Eu não esperava metade do que aconteceu no livro, e a outra metade ou torcia contra ou a favor. Jennifier Niven criou personagens reais, tanto os protagonistas como os secundários, e eu acabei por criar uma conexão com cada um dela por motivos distintos, mas que tornou minha experiência lendo o livro muito mais marcante.


Por lugares incríveis traz uma lição de vida que todo mundo deveria ler: você, seu pai, sua mãe, seu professor. É estilo A lista negra, da Jennifer Brown, em questão de realismo e mensagem que tem a transmitir. O livro é emocional, engraçado, com personagens problemáticos, depressivos e o clássico clichê do ensino médio que é sempre mostrado nos livros, mas Niven, mostra o que há por trás da fachada, e por isso esse livro merece mais do que 5 estrelas.
“- Eu tenho um prazo de validade, certo? Quer dizer, uma lâmpada de cem watts foi feita para durar setecentas e cinquenta horas. [...] Temos uma período de vida útil. [...] O americano comum é feito para durar vinte e oito mil dias depois de seu nascimento, o que significa que existe um ano, um dia, uma hora e um minuto especifico que  vida acabar. [...]”
Não há mais o que dizer a não ser elogiar a escrita brilhante da autora e sua capacidade de transmitir o maior dos significados mesmos nas cenas mais triste e também não posso deixar de falar que ela criou personagens marcantes com características únicas, e que Finch e Violet são pessoas que eu iria adora conversar.

E depois de terminar o livro, eu ouvi a música “Like a Prayer”, da Madonna, na versão Glee e eu derramei mais meia dúzia de lagrimas porque a letra é perfeita para o que o livro mostra, e o que os personagens dizem e pensam. Principalmente com a parte do refrão que diz: “[...] I hear your voice.  Feels like flying [...] Oh God I think I'm falling [...] Heaven help me.”


Músicas são feitas para contarem história, e essa conta a história de Violet e Finch. 

Já leu esse livro incrível, ficou curioso? Conta para gente o que achou.
Beijinhos ;*

You Might Also Like

1 comentários

  1. Ooi :D

    Estou doida para ler Por Lugares Incríveis. Já vi que pela sinopse e pela sua resenha eu irei amar. Essa capa é muito fofa <3

    Beijos.

    www.cidadedascerejas.com

    ResponderExcluir