[RESENHA] A caminho do verão, de Sarah Dessen | @liahey

14:00

Editora: ID
Autor: Sarah Dessen
Título Original: Along for the Ride
Paginas: 416
Estrelas: 4.5/5

Auden resolve passar as férias de verão em Colby, uma minúscula cidade do litoral, com o pai, sua nova esposa e Thisbe, a filha do casal e sua mais nova irmãzinha. Lá, ela revê seus conceitos em relação à madrasta, encara um emprego de férias em uma boutique totalmente demais e conhece Eli, um garoto misterioso com o qual embarca em uma busca: experimentar uma adolescência sem preocupações que lhe foi negada enquanto ele procura se recuperar de um acontecimento trágico. Junte dois solitários, uma bicicleta, um estoque infindável de madrugadas com insônia, tortas e café e… tudo pode acontecer.

Como já rolou um post aqui, eu e a Jess, estamos participando do desafio I DARE YOU, que consiste em casa mês ler um livro com o tema predeterminado e como janeiro é o mês das férias, esse foi o tema definido. O meu livro escolhido para esse mês foi o “A caminho do verão”, da Sarah Dessen.  
“Há algo especial em morar na praia durante o verão. Você fica tão acostumada ao sol e à areia que é difícil lembrar como é o resto do mundo e do ano.”
Eu sempre tive vontade de ler algo da Sarah Dessen, e esse livro foi excelente para me apresentar a escrita da autora. A caminho do verão é um ótimo livro para ler nessa época do ano. É um livro com uma escrita leve que narra à história da Auden e sua jornada para se encontra enquanto lida com a pressão da mãe e a ausência do pai.


Filha de dois professores que acreditam que seguir a vida acadêmica é a única coisa certa a fazer, Auden vai passar a suas últimas férias de verão antes da faculdade com o seu pai, esposa e filha recém-nascida. Chegando lá ela depara com um pai que não mudou nada e continua ausente, com uma madrasta enlouquecida e uma meia irmã que não para de chorar.

Auden é uma protagonista interessante e, que mesmo não querendo, ela ajuda o próximo. Sua vida pode ser em resumida em querer a atenção dos pais, por isso ela sempre se dedicou ao máximo aos estudos e a vida acadêmica, mas quando ela chega a Colby, ela descobre que a vida é muito mais do que isso.

Ela tem uma rotina peculiar por não dormir a noite e em uma de suas jornadas noturnas ela conhece Eli que tem seus próprios problemas e medos. Mas mesmo tendo um pouco de romance no livro entre eles, esse não é o foco da história. O livro tem a intensão de mostrar Auden e Eli superando seus medos, cada um com seus motivos, mostrar Auden fazendo amigos, enfrentando os pais e tendo uma relação melhor com eles.
“– Tudo isso conta – Adam disse de novo – E no fundo, o que define você não é quantas vezes você cai, mas às vezes em que você volta à bike. Desde que haja mais uma, tudo bem.”
A caminho do verão é uma leitura rápida e leve com uma escrita incrível que me fez querer ler todos os outros livros da Dessen logo. É um livro com cenas e falas engraçadas de um jeito natural e sutil. Um livro que eu super recomendo além de ser ótimo para sair de uma ressaca literária.


É uma pena que essa autora não seja tão valorizada aqui no Brasil e mesmo já tento vários títulos traduzidos, ela não tem uma atenção e um reconhecimento como outros autores do mesmo estilo possuem.

Uma pequena, mas importante, observação: no final do livro existe uma playlist com musicas que se relacionam a partes especificas do livro, como não amar? 

E você também está participando do IDY? Ou já leu esse livro? Conta para gente nos comentários :) 

You Might Also Like

3 comentários

  1. Olá!!
    Tbm estou participando do IDY.
    Não conheço essa autora, mas esse livro parece ser muito bom!!
    Beijos, Helena

    http://doslivrosumpouco.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lia , adorei a sua resenha e esse livro me chamou a atenção ao longo do desafio , mas eu li Vinte garotos no Verão que é sem dúvidas um livro incrível :)
    Adorei a sua resenha e achei que me norteou bastante a respeito do livro.
    Beijinhos da Lêeh

    Http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ah, segunda pessoa que escreve sobre este livro hoje!
    Estou super curiosa. Ja esta na minha lista
    Adorei o post e a produção das fotos!
    Muito legal o blog!
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir